A federação nacional, reivindica a ampliação ou suspensão dos parâmetros de contratação dos Agentes de Combate às Endemias.
Em reunião na DAEVS - Departamento de Articulação e Estratégias da Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o Presidente Luís Cláudio cobrou satisfações sobre a contratações de ACE, onde a maioria dos municípios tem sofrido com territórios descobertos e a população com as consequências. Em resposta, o consultor técnico Dr. Leonardo Pimentel informou que está sendo realizado um estudo robusto com a inclusão de agravos, junto com Conass e Conasems, para ser avaliada a possibilidade do aumento dos parâmetros ou suspensão dos parâmetros que contratam os Agentes de Endemias.
Ao tratar do repasse do Piso Salarial, o Dr. Leonardo falou sobre a aprovação da EC 120/2022 , que não tem orçamento definido, sem fonte de receita para pagamento do Piso, e com isso houve aumento das despesas e dificuldades que estão sendo enfrentadas para o aumento/suspensão dos parâmetros das contratações dos ACE.
O Presidente do SINDACS PE, Graciliano Gama trouxe ao conhecimento a situação da categoria em Fernando de Noronha/PE, que está sofrendo por falta do cumprimento de seus direitos no arquipélago que não é município, mas os trabalhadores merecem todo respeito, pelo trabalho que é desenvolvido em prol de todos habitantes da ilha.
Em encaminhamento, orientações do Ministério serão acatadas e seguidas, para que os trabalhadores ACS e ACE do arquipélago de Fernando de Noronha não continuem sendo prejudicados e sofrendo perdas.
Por fim, a diretoria do SINDACS PE e FENASCE fez colocações pertinentes e solicitaram celeridade na conclusão do estudo que está sendo feito há um tempo, e que a categoria aguarda ansiosamente.
Ilzenaide Mendes
Secretaria Geral do SINDACS PE
Comentarios