Pleno do Conselho Estadual de Saúde discute ações para fortalecer a vigilância epidemiológica e ambiental
- Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias do Estado de Pernambuco
- 25 de out. de 2024
- 1 min de leitura
No Pleno do Conselho Estadual de Saúde, a representante Fábia Andrade, diretora do SINDACS PE, participou das discussões que reforçaram a importância das ações de vigilância epidemiológica e ambiental no controle de doenças, agravos e promoção da saúde. A exposição foi conduzida por Eduardo Bezerra e José Iscart, da SES, com a participação da debatedora Tereza Lyra.
Durante a manhã, foram apresentados informes e realizadas as retiradas de representantes para o Grupo de Trabalho (GT) da Atenção Primária à Saúde (APS) de Pernambuco. Além disso, foi discutida a realização da Oficina Estadual sobre Equidade e Determinantes Sociais em Saúde no SUS, e o curso integrado CES/DF sobre o direito à assistência farmacêutica, com foco no protagonismo do controle social.
À tarde, o plenário homologou a composição do Conselho Local da Unidade de Saúde do Hospital Geral de Areias, com a participação de Sony Santos. Outros informes incluíram o Congresso Brasileiro de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador (Renastao), que acontecerá em Brasília; o treinamento regional do sistema CEP/Conep em Salvador; a Oficina de Mobilização Social por Mais Saúde da Família em Recife; o Congresso Abrasco no Rio de Janeiro; e o Encontro Nacional Redescola, também no Rio de Janeiro.
#ConselhoEstadualDeSaúde #VigilânciaEpidemiológica #SaúdeAmbiental #ControleSocial #SUS #SaúdeDaFamília #ProtagonismoSocial #SINDACSPE #AssistênciaFarmacêutica #AtençãoPrimária
Dayse Lopes
Diretora de Comunicação e Divulgação do SINDACS PE
Comments